PRESIDENTE DA ITIE DEFENDE QUE É NECESSÁRIA UMA GOVERNAÇÃO INCLUSIVA NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

ITIE ANGOLA - Notícia Informativa - PRESIDENTE DA ITIE DEFENDE QUE É NECESSÁRIA UMA GOVERNAÇÃO INCLUSIVA NA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

A Presidente da ITIE, Helen Clark, reflete sobre as alterações climáticas, a mudança na procura de recursos e o papel da transparência e da governação para alcançar uma transição justa.

Este artigo foi adaptado das observações proferidas pelo Exmo. Helen Clark na sessão do Fórum Económico Mundial de 2024  “ Ser honesto sobre a governação ” . 

A perspectiva de uma maior procura de minerais impulsionou a governação dos recursos para a agenda política de países que dependem de metais como o cobalto, o lítio e o cobre como futuras fontes de receitas. No diálogo com os líderes no recente Fórum Económico Mundial, pediram-me que comentasse sobre os riscos mais prementes que o mundo enfrenta hoje e sobre como uma governação fraca poderia inviabilizar os nossos esforços para enfrentar este desafio.

Os riscos associados às alterações climáticas terão impacto sobre todos nós que vivemos hoje, bem como sobre as gerações futuras, afectando o nosso ambiente físico, meios de subsistência, saúde e bem-estar. Os minerais são um alicerce crítico na transição energética e os riscos de governação nas cadeias de valor mineral das tecnologias de baixo carbono são uma área significativa de preocupação. De acordo com a  Agência Internacional de Energia , um carro eléctrico típico requer seis vezes mais recursos minerais do que um carro convencional, e um parque eólico offshore requer treze vezes mais minerais do que uma central a gás de tamanho semelhante.

Espera-se que a procura de minerais aumente nas próximas décadas devido a esta procura. Isto é confirmado pela investigação realizada pela ITIE e pelo Instituto de Minerais Sustentáveis ​​da Austrália, que mostrou que a procura de minerais como o lítio no sector energético poderá crescer até 900% até 2040.

Os riscos de governação nas cadeias de valor mineral das tecnologias de baixo carbono são uma área de preocupação significativa.

Os preços de muitos minerais já estão a sofrer volatilidade como resultado destas tendências. Vimos aumentos acentuados de preços em 2021 e no primeiro semestre de 2022. De acordo com dados da Agência Internacional de Energia e da London Metals Exchange , o preço do cobre aumentou duas vezes e meia nos dois anos até maio de 2022. Embora os preços moderaram desde então, estas dinâmicas de mercado estão, sem dúvida, a impulsionar a procura de novos depósitos minerais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *