No primeiro dia do Workshop sobre a comercialização da comodities petróleo e gás,que acontece na Costa do Marfim, Abidjan, foi bastante produtivo para os membros da ITIE que participam do Workshop Regional de Desenvolvimento de Capacidades da EITI, realizado pelo Secretariado Internacional da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva.
Segundo o resumo da Sociedade Civil da ITIE Angola, que participa deste evento, o primeiro dia no Workshop sobre a comercialização da comodities petróleo e gás, demostra que as experiências de Angola e Ghana foram relevantes para que outros países presentes pudessem aprender e partilhar suas experiências na área de comercialização do petróleo e gás. Neste sentido, países como o Tchad, Congo e outros apresentaram os desafios políticos na relação com o governo e com as empresas produtoras e/ou comercializadoras, que muitas vezes, operam em vários eixos da cadeia de valor confundindo e dificultando o processo de transparência na comercialização da comodities.
Durante o primeiro dia, aos membros da ITIE que participam do Worksho, foi partilhada informações sobre as principais empresas que operam nos diferentes eixos da cadeia de valor do petróleo, ressaltando a BP, Equinor, Total Energies entre outras. Igualmente fez-se menção da China enquanto principal comprador do petróleo em Angola.
O resumo da Sociedade Civil da ITIE Angola, relata também que foram partilhadas as boas praticas no combate à corrupção na indústria extrativa, a relação entre a indústria petrolífera e a dívida pública, bem como a necessidade de se fazer a reestruturação da divida para que as consequências não afecta o presente e o futuro das comunidades