A EITI está realizando uma maratona de dados para incentivar a inovação no uso de dados públicos no planejamento da transição energética. A ConocoPhillips informou ao Secretariado Internacional da EITI que se retirará da EITI como empresa de apoio à EITI.
A empresa confirmou ao Secretariado Internacional em comunicações escritas e em uma chamada em meados de julho que esta decisão é resultado de mudanças no perfil geográfico de suas operações, que agora têm sobreposição mínima com os países implementadores da EITI, limitadas à Noruega e ao Reino Unido .
Mark Robinson, Diretor Executivo da EITI, disse: “Lamentamos esta decisão, reconhecendo o papel de liderança que as empresas que apoiam a EITI desempenham na promoção de altos padrões de transparência e responsabilidade em suas operações, inclusive por meio do compromisso com as expectativas das empresas de apoio da EITI ”.
Entendemos que a ConocoPhillips manterá sua decisão sob revisão. Caso a empresa decida se candidatar novamente para ser uma empresa apoiadora da EITI, seu desempenho em relação às expectativas das empresas apoiadoras da EITI será reavaliado naquele momento.