O Comité Nacional de Coordenação (CNC) da ITIE-Angola realizou, nesta Quarta-feira, no Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, a 7ª Reunião Ordinária do Comité Nacional de Coordenação (CNC) da Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva (ITIE), presidida pelo Presidente do Comité Nacional de Coordenação da ITIE-Angola, Dr. Diamantino Azevedo, acompanhado do Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Víctor.
Segundo o Presidente do Comité Nacional de Coordenação da ITIE-Angola, Dr. Diamantino Azevedo, que falou na abertura desta reunião, “somos chamados a trabalhar no sentido de assegurar que Angola possa submeter no período programado, o seu primeiro relatório com qualidade e cumprindo com os requisitos exigidos.
O Presidente da ITIE-Angola, considerou ainda que a elaboração deste primeiro relatório da ITIE-Angola, constitui um marco histórico no âmbito da promoção da boa governação e da transparência na gestão das receitas provenientes dos sectores extractivos de Angola.
A Republica de Angola, aderiu à Iniciativa de Transparência na Indústria Extractiva (ITIE) aos 16 de Junho de 2022. Em conformidade com a norma desta instituição, o país dispõe de 18 meses para apresentar o seu primeiro relatório, prazo que terminará no próximo dia 16 de Dezembro.