CNC APRESENTA VANTAGEM PARA ANGOLANA NA IMPLEMENTAÇÃO DA EITIE

ITIE ANGOLA - Notícia Informativa - CNC APRESENTA VANTAGEM PARA ANGOLANA NA IMPLEMENTAÇÃO DA EITIE

Depois da aprovação da candidatura de Angola à adesão à EITI, tornando-se o 57º país membro da EITI e o 28º em África, é chegado o momento de implementar o padrão estabelecido pela EITI, bem como encontrar vantagens na sua execução. Afirmou nesta Quarta-Feira, o Coordenador Nacional da EITI Angola, José Malanga, durante a apresentação no segundo Fórum de “Banca e Mineração”, que reuniu, em Luanda, quadros dos sectores bancário e mineiro.

Na sua apresentação, o Coordenador Nacional da EITI Angola, destacou ainda que o grande objectivo da EITI é aumentar a transparência na indústria extractiva, relactivamente aos pagamentos ao Estado, bem como garantir o envolvimento dos sectores, das empresas e da sociedade civil.

Jósé Malanga, aproveitou a ocasião para expor a grande finalidade da informação produzida pela EITI, uma vez que a mesma visa promover o debate público, orientar reformas legais e fiscais, fortalecer a cobrança de impostos, acompanhar a distribuição de receitas para as comunidades, criar modelos financeiros, monitorar contactos, melhorar o ambiente para o investimento e identificar riscos de corrupção.

Recordar que as primeiras divulgações de Angola em conformidade com o Padrão EITI terão de ser feitas no prazo de 18 meses após a admissão como país implementador da EITI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *