CAMARÕES ATINGE UMA PONTUAÇÃO BASTANTE BAIXA NA IMPLEMENTAÇÃO DA EITI

ITIE ANGOLA - Notícia Informativa - CAMARÕES ATINGE UMA PONTUAÇÃO BASTANTE BAIXA NA IMPLEMENTAÇÃO DA EITI

Segundo o site do secretariado internacio da EITI, o Conselho da EITI concluiu que Camarões alcançou um pontuação geral bastante baixa ( 53 pontos ) na implementação da EITI. O país sustentou seus relatórios da EITI e fortaleceu gradualmente as divulgações sistemáticas. No entanto, Camarões está suspenso até sua próxima validação devido ao progresso insuficiente no envolvimento da sociedade civil e às restrições do governo às liberdades de expressão e associação da sociedade civil.

“ Recomendo as partes interessadas dos Camarões por sustentarem a implementação da EITI durante os anos desafiadores da COVID-19, disse Helen Clark, presidente do Conselho da EITI. “ Para ser significativo, o processo da EITI exige um envolvimento robusto de várias partes interessadas em um ambiente propício para um debate público crítico sobre questões de governança da indústria extrativa.  Camarões A EITI está bem posicionada para apoiar e informar as prioridades nacionais e os impactos da transição energética, aproveitando duas décadas de implementação e dados da EITI. ”

A economia de Camarões depende fortemente do setor de petróleo e gás, constituindo cerca de 4% do PIB, 16% da receita do governo e 31% das exportações em 2021, segundo informações da EITI. O país também expandiu sua produção e exportação de gás nos últimos anos. A mineração artesanal de ouro e diamantes é predominante e o país está buscando atrair projetos de mineração industrial em larga escala.

Adaptação de divulgações ao debate público

Desde sua última validação em 2021, os Camarões mantiveram seus relatórios da EITI, mas enfrentaram desafios para melhorar a pontualidade das divulgações. Na ausência de um Ministério do Petróleo nos Camarões, a empresa nacional de petróleo SNH e o Ministério de Minas, Indústria e desenvolvimento tecnológico ( MINMIDT ) desempenhou um papel fundamental na divulgação rotineira de dados do setor de petróleo e gás, por exemplo leis e regulamentos aplicáveisdados de licençaprodução e elevaçõesrelatórios anuais e, pela primeira vez, o SNH está cheio demonstrações financeiras auditadas para 2021. Essas divulgações incentivaram algumas empresas privadas de petróleo e gás, como Gaz du Cameroun, para publicar regularmente dados através de seus sites corporativos.

Camarões usou seus relatórios da EITI para tratar de algumas questões de interesse público. Por exemplo, em seu Relatório EITI 2021, o país introduziu divulgações inovadoras dos custos do projeto de petróleo e gás e apreensões de exportações ilegais de ouro. A publicação dos principais contratos de mineração, como o da SINOSTEEL em 2022, também gerou um debate público significativo, inclusive por partes interessadas internacionais, como a Rede de Justiça Tributária. Um maior envolvimento de várias partes interessadas no desenho dos relatórios da EITI poderia melhorar ainda mais a contribuição da Camarões EITI para o debate sobre questões de interesse público.

Com uma riqueza de dados da EITI cobrindo mais de duas décadas, a EITI Camarões tem oportunidades significativas para melhorar a acessibilidade dos dados para catalisar um maior uso pelas partes interessadas. Esforços como o novo Instituto Nacional de Estatística ( INS ) portal, lançado em setembro de 2023 e hospeda algumas divulgações da EITI de Camarões, permite um acesso mais fácil aos dados da EITI que podem ser usados para pesquisa e análise.

Permitir o envolvimento das partes interessadas

A Validação identificou restrições governamentais à capacidade da sociedade civil de se expressar e participar livremente do processo e debate público da EITI. Tais restrições violam as EITI Protocolo: Participação da sociedade civil e resultar na suspensão de Camarões até sua próxima validação. O governo precisará abordar rapidamente essas questões para garantir que a sociedade civil possa desempenhar seu papel na condução de melhorias na governança extrativa da indústria e na gestão das finanças públicas.

Além disso, apesar da relevância da EITI para a governança extrativa da indústria e questões de interesse público, mais pode ser feito para estimular o debate e a reforma do público. Por exemplo, a EITI Camarões poderia desempenhar um papel na informação de discussões sobre questões como a admissão de suborno por Glencore ’ de empresas nacionais de petróleo e refinarias ’ em 2022, ou o uso de receitas estatais de petróleo pela SNH para fins de segurança nacional. Criar um ambiente propício que incentive um maior envolvimento de várias partes interessadas, juntamente com maiores esforços de divulgação e divulgação, ajudará a EITI Camarões a desempenhar um papel significativo na melhoria da governança extrativa da indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *