EXPO-CATOCA 30 ANOS ENCERRA COM VISÃO ESTRATÉGICA PARA O FUTURO DO SETOR MINEIRO ANGOLANO

ITIE ANGOLA - Notícia Informativa - EXPO-CATOCA 30 ANOS ENCERRA COM VISÃO ESTRATÉGICA PARA O FUTURO DO SETOR MINEIRO ANGOLANO

A Expo-Catoca, evento que marcou as celebrações dos 30 anos da Sociedade Mineira de Catoca, nos 50 anos de independência nacional, terminou nesta quinta – feira (28/8), com uma cerimónia de encerramento conduzida pelo Secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, em representação de Diamantino Azevedo, Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET).

Num discurso marcado por optimismo e ambição estratégica, o governante enalteceu a importância da Expo-Catoca como uma plataforma de diálogo, cooperação e inovação, destacando o papel central da empresa Catoca não apenas como a maior produtora de diamantes em Angola, mas como agente de transformação socioeconómica no país.

“A importância deste evento vai muito além da comemoração dos 30 anos da diamantífera. A Expo-Catoca provou ser um laboratório de ideias e soluções que inspiram todo o sub-sector mineiro”, afirmou José Barroso.

Durante os três dias da feira, os participantes puderam acompanhar a exposição de tecnologias de ponta e equipamentos voltados à eficiência e segurança nas operações mineiras, debates interdisciplinares sobre sustentabilidade, inovação e inclusão social assinatura de acordos de cooperação com instituições de ensino, centros de pesquisa e entidades de responsabilidade social, estreitamento dos laços entre governo, sector privado, comunidades locais e a academia.

José Barroso reforçou que esses marcos confirmam a Catoca como uma catalisadora de conhecimento, emprego qualificado e desenvolvimento local. Segundo ele, o encerramento da Expo-Catoca marca também o início de novos compromissos colectivos para o futuro do sector extractivo nacional.

Entre os desafios lançados pelo MIREMPET destacam – se o aumento da capacidade de lapidação e beneficiamento em território nacional, adopção de tecnologias digitais para rastreabilidade integral da cadeia produtiva, o reforço de parcerias público – privadas em pesquisa e desenvolvimento e a consolidação de programas de formação técnica para capacitação de jovens nas regiões produtoras.

“Para o MIREMPET, esta iniciativa é um exemplo a ser replicado em todos os segmentos do nosso sector mineiro, isso vai além dos diamantes”, sublinhou o Secretário de Estado.

O governante agradeceu à Sociedade Mineira de Catoca pela organização do evento, bem como aos painelistas, empresas parceiras, instituições de ensino e comunidades envolvidas nas actividades. O evento foi acolhido com grande entusiasmo e demonstrou a força da união entre os vários actores do sector.

Ao encerrar oficialmente a Expo-Catoca, José Barroso reafirmou o compromisso do Governo com uma actuação transparente, responsável e estratégica.

“A aliança entre o Governo e a iniciativa privada continuará a gerar resultados transformadores. Que os ensinamentos aqui colhidos sirvam de guia para os próximos 30 anos de história, nos quais seguiremos juntos na construção de um sector mineiro cada vez mais forte e sustentável”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *