No encontro de Membros da EITI, foi lançado o Padrão EITI 2023, sendo a quarta edição do padrão global para transparência e boa governação do sector de petróleo, gás e mineração.
O Padrão da EITI alterado inclui várias disposições novas e refinadas que permitem aos países responder aos desafios mais prementes relacionados à governação de recursos naturais. Ele fortalece as divulgações da EITI e os requisitos de governação para melhorar a compreensão do impacto da transição energética , abordar os riscos de corrupção, promover a equidade de gênero e fortalecer a arrecadação de receitas.
Segundo o site do secretariado internacional da EITI, a Presidente do Conselho da EITI Rt. Hon Helen Clark afirma que “ajuda a aumentar a relevância da implementação da EITI para os países e promove a gestão aberta e responsável dos recursos naturais dentro de uma estrutura de responsabilidade compartilhada entre todas as partes interessadas”.
O Padrão da EITI foi introduzido pela primeira vez em 2013 e foi actualizado em intervalos regulares para responder a um sector em evolução e às necessidades das partes interessadas. Alterações recentes foram acordadas pelo Conselho da EITI composto por várias partes interessadas, que reúne representantes de países implementadores e de apoio, indústria e sociedade civil.