O Diretor Executivo da EITI, Mark Robinson, reflete os destaques do ano 2023,para os membros da EITI.
Segundo o site do secretariado internacional da EITI, o Diretor Executivo da EITI, Mark Robinson defende que este foi um ano marcante para a EITI. E que os 20º aniversário da EITI, deu a oportunidade de relembrar a jornada, comemorar o progresso e refletir sobre o caminho a seguir.
´´O novo Padrão da EITI, lançado em Dakar em junho, é uma prova do quão longe chegamos. Começando com apenas alguns países que reconciliaram os pagamentos do sector extractivo há duas décadas, a EITI tornou-se um padrão global “com força”, implementado por quase 60 países e apoiado por mais de 60 empresas´´, referiu.
Na esteira da COP28 ´´ está claro para mim que devemos continuar a evoluir para ajudar os países a navegar pelos desafios mais urgentes em termos de recursos naturais governança. Com quase 120 governos a comprometerem-se a triplicar a sua capacidade de energia renovável até 2030, é imperativo que os governos e as empresas exerçam uma gestão responsável dos seus minerais de transição , prestando muita atenção para prioridades do cidadão e da comunidade. Nosso apelo à acção para o setor de energia renovável também se baseia nas lições da EITI, pedindo maior transparência e responsabilidade no setor para conter riscos de corrupção´´, declarou.
Mark Robinson, diz que a missão da EITI não é possível sem a dedicação e o compromisso dos seus países implementadores e da comunidade multilateral. A Conferência Global da EITI de 2023, gentilmente organizada pelo Governo do Senegal, trouxe isto à tona. Inspiro-me na energia e no dinamismo dos 1.300 participantes que participaram e partilharam as suas experiências, ideias e paixão para garantir uma governação transparente e inclusiva dos recursos naturais.
´´No início do novo ano, continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com o novo Conselho da EITI e com os constituintes para concretizar a nossa missão colectiva e renovar as nossas prioridades estratégicas. Nesta jornada de progresso e colaboração, agradeço de coração a todos que tornam a EITI possível´´, concluiu.