Resultado da Validação da Arménia
O Conselho da EITI concluiu que a Arménia alcançou uma pontuação global elevada (89,5 pontos) na implementação da EITI. Apesar de enfrentar tensões geopolíticas regionais e as perturbações causadas pela pandemia da COVID-19, a ITIE da Arménia manteve a implementação eficiente do seu plano de trabalho e reforçou a divulgação relativa ao sector mineiro de metais, um especto crítico da economia do país. A Arménia poderia alargar a sua implementação da EITI para abordar questões de interesse público, tais como a mineração responsável, a gestão ambiental e as transferências de propriedade de licenças de mineração.
“O Conselho da EITI elogia as partes interessadas da EITI na Arménia pelo seu compromisso contínuo com o processo da EITI e com as reformas de transparência”, disse a Presidente do Conselho da EITI, Helen Clark. “A Arménia é encorajada a alavancar o seu progresso na divulgação de informações do sector mineiro para melhorar a utilização e análise de dados, ao mesmo tempo que alarga o diálogo público a tópicos emergentes de interesse nacional . ”
O sector mineiro de metais continua a ser um contribuinte vital para a economia da Arménia, representando 5,5% do total das receitas do governo e 41,5% do total das exportações em 2021. O concentrado de cobre continuou a ser o principal contribuinte para a produção do sector, com uma taxa média de crescimento anual de aproximadamente 11% de 2013 a 2021.
Embora o sector mineiro de metais seja predominantemente composto por empresas privadas, o Estado obteve recentemente uma participação acionária de 22% num dos maiores produtores de cobre. Este desenvolvimento apresenta uma oportunidade para uma análise mais detalhada do sector mineiro e da aplicabilidade de ferramentas de responsabilização para a participação do Estado em projectos mineiros. Há também potencial para explorar o papel da ITIE nas discussões da Arménia sobre a transição energética e as alterações climáticas.