OFICIAL DA EITI RECONHECE ESFORÇO DE ANGOLA NA TRANSPARÊNCIA DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA

ITIE ANGOLA - Notícia Informativa - OFICIAL DA EITI RECONHECE ESFORÇO DE ANGOLA NA TRANSPARÊNCIA DA INDÚSTRIA EXTRACTIVA

A oficial de país do secretariado internacional da Iniciativa da transparência na Industria Extractiva (ITIE), Tatiana Alvarenga, reconhece que o primeiro relatório de Angola da ITIE é um esforço na transparência da industria extractiva.

A declaração da oficial de país do secretariado internacional da Iniciativa da transparência na Industria Extractiva (ITIE),foi feita nesta Segunda-feira, no Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, em Luanda, na sessão de trabalho do Comité Nacional Coordenação da ITIE Angola, realizado com objectivo de avaliar os resultados da implementação da ITIE em Angola desde 2022 ao abrigo do Padrão ITIE 2019, em preparação para a validação do primeiro relatório que terá início em Outubro de 2024.

Esta sessão de trabalho da ITIE enquadra-se na missão de pré-validação do secretariado internacional em angola, no cumprimento da implementação da ITIE no país, que visa promover a transparência na indústria extractiva, que conta com reuniões estratégicas com autoridades governamentais,
empresas do sector e organizações da sociedade civil.

´´Parabéns Angola pela publicação do primeiro relatório da ITIE que consolida todas informações do sector extrativo do país em um unico documento´´, declarou a responsável por apoiar a implantação da Iniciativa da transparência na Industria Extractiva (ITIE) nos paises africanos de língua oficial portuguesa.

O objectivo principal da ITIE é aumentar a transparência relativamente aos pagamentos ao Estado, bem como garantir o envolvimento empenhado por parte dos Governos, das Empresas e da Sociedade Civil. O Estado angolano está bem engajado à EITI devido a clara mensagem anti-corrupção veiculada pelo Sr. Presidente da República e a abundância na indústria extractiva do país.