O Secretariado nacional da Iniciativa para a Transparência na Indústria Extractiva (ITIE) realizou nesta Sexta-feira no anfiteatro do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, em Luanda, o Workshop de Pré-Validação do relatório de Angola, que teve como oradora a oficial do secretariado internacional da EITI,Tatiana Alvarenga.
O Workshop de Pré-Validação, contou com a participação dos representantes do governo, da sociedade civil e das empresas que estiveram engajadas nas actividades em grupos com objectivo de apresentar a visão geral da validação do relatório de Angola. Este evento enquadra-se na visita de trabalho dos membros do Secretariado Internacional da Iniciativa para a Transparência na Indústria Extractiva (ITIE),que decorre até ao dia 20 do decorrente mês.
A EITI é uma plataforma voluntária de promoção da transparência e gestão responsável das receitas provenientes dos sectores extractivos (mineiro e petrolífero) implantada pelos países interessados e pelas empresas que operam nestas indústrias.
O propósito da EITI é permitir o uso adequado e monitorável dessas receitas para que possam contribuir para a estabilidade económica e política dos países com indústrias extractivas e, dessa forma, reforçar-se o combate à corrupção.